Artigo
· Fev. 23, 2021 2min de leitura

Intersystems IRIS Reports

Olá comunidade,

Todos nós já conhecemos o poder da solução InterSystems IRIS Data platform ou IRIS for Health, a facilidade de desenvolver aplicações utilizando Object Script, Java, Node.JS, Python, .NET,  com alto desempenho e confiabilidade do nosso banco de dados multi-modelo altamente escalável de forma horizontal ou vertical, o poder da interoperabilidade entre aplicações, com outros bancos de dados, a possibilidade de integrar utilizando diversos protocolos como REST, SOA, MQTT, FTP, etc., a nossa solução de BI, NLP, tudo em um mesmo binário, em uma mesma plataforma, o que facilita a vida do desenvolvedor a entregar soluções inovadoras e confiáveis!

Mesmo entregando soluções inovadoras, existe um desafio diário para muitos desenvolvedores, demandada pelas áreas de negócios, seja para entregar informação para clientes e ou usuários internos/externos etc., que são os relatórios.

Os relatórios são demandados para impressão ou para entregar informações estáticas em diversos formatos, como por exemplo: PDF, XLS, TXT etc., muitas das vezes a fonte de dados é da mesma query, porém se faz necessário o desenvolvimento do layout para cada formato, e aí vem o desafio de entregar os diversos layouts e formatos. A constante mudança de layout, ou a necessidade de acrescentar um campo, mudar uma imagem, adicionar um subtotal, distribuir os relatórios de forma automática por e-mail ou uma para uma pasta da rede.

Sim os relatórios são e serão uma demanda diária para os desenvolvedores, seja para gerar uma DANFE, um resultado de exame, informações contábeis, relatórios comerciais que precisam ser distribuídas por e-mail para toda equipe comercial etc.

Pensando nesta necessidade diária tenho o prazer de falar com vocês sobre a solução InterSystems IRIS Reports! Essa solução nos ajudará a enfrentar este desafio diário!

O InterSystems IRIS reports (powered by Logi Analytics) é uma solução que possui um ambiente moderno para desenvolvimento dos relatórios e um ambiente servidor para administração e para acesso a usuários finais.

Vou dividir este artigo em partes, sendo está a primeira, as próximas partes serão:

2º Parte: Instalação dos ambientes Designers e Servidor

3º Parte: Criação de relatórios em diversos formatos

4º Parte: Distribuição de um relatório por e-mail, utilizando um relatório “master” como base.

5º Parte: Disponibilizar um relatório dentro da sua aplicação já existente.

 

Um pequeno spoiler, o Designer:

 

 

Até a próxima parte!